Santa-marienses podem garantir acesso à Série A do Brasileirão com rivais de Curitiba neste fim de semana

Santa-marienses podem garantir acesso à Série A do Brasileirão com rivais de Curitiba neste fim de semana

Fotos: José Tramontin/Athletico & JP Pacheco/Coritiba

Fernando (esq) e Machado (dir) podem garantir acesso com Athletico e Coritiba

O fim de semana pode marcar um capítulo especial para dois santa-marienses. Revelados na cidade, com passagens por Novo Horizonte e Inter-SM, eles têm a chance de confirmar vaga na Série A do futebol brasileiro, e um deles também pode levantar o troféu da Série B. O volante Filipe Machado, do Coritiba, e o lateral-esquerdo Fernando, do Athletico Paranaense, entram em campo em situações que podem selar o retorno de suas equipes à elite do futebol brasileiro.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A duas rodadas do fim, oito clubes ainda disputam quatro vagas à Série A de 2026. No Couto Pereira, o Coritiba enfrenta o Athletic às 16h30min do sábado (15). Com 64 pontos, o Coxa lidera a competição com vantagem confortável: cinco pontos acima do Athletico e seis à frente do primeiro time fora do G4. Um empate garante matematicamente o acesso. Uma vitória, o título. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time tem 99% de chance de subir.

Atrás do Coritiba, aparecem Athletico (59 pontos), Remo (59) e Chapecoense (58). Criciúma, Goiás, Novorizontino e CRB seguem com chances menores. O CRB, por exemplo, tem apenas 0,028%. 


Pelo acesso e pelo título

Machado, 29 anos, começou no Novo Horizonte e no Inter-SM, antes de seguir para o Desportivo Brasil e se destacar na Copa São Paulo de 2014. Depois, passou pelo Grêmio, São José, Boa Esporte e Cruzeiro, onde conquistou a Série B e se firmou como um dos volantes mais regulares do time. Em julho de 2024 foi anunciado pelo Vitória, onde ajudou o clube a garantir vaga na Copa Sul-Americana de 2025. 

No começo deste ano foi emprestado ao Coritiba e tornou-se referência na equipe. Com consistência e protagonismo, Machado se tornou peça importante na estrutura do meio-campo, mesmo quando entrou no segundo tempo. Pelo clube foram 39 jogos, 29 como titular, três assistências e um desempenho que ajudou a sustentar boa parte da campanha.

A boa fase contrasta com um passado recente de luta. Machado viveu um drama médico que quase encerrou sua trajetória no futebol. Em 2021, após contrair Covid-19 quando atuava pelo Cruzeiro, sofreu complicações pulmonares que exigiram cirurgia. Um ano depois, em 2022, precisou de nova intervenção para retirada de membranas que recobriam o pulmão. Passou meses afastado, com incertezas sobre o futuro.

A emoção do volante ficou evidente na 34ª rodada, quando o Coritiba venceu o Volta Redonda por 1 a 0:

É emocionante, porque são nesses momentos eu lembro da dificuldade que passei, das cirurgias que fiz no pulmão e de ouvir de pessoas que eu nunca mais iria jogar futebol. Passa um filme na cabeça. Só tenho a agradecer as pessoas que sempre estiveram do meu lado e vamos para cima — afirmou o jogador, em entrevista divulgada nas redes sociais do clube. Confira abaixo:


Em busca do acesso

Além de Machado, outro jogador da cidade pode garantir o acesso: o lateral-esquerdo Fernando, 26 anos, do Athletico Paranaense. Em 2025, o atleta esteve em campo 25 vezes, somando participações no Estadual, na Série B e na Copa do Brasil. Na Série B, foram oito partidas. 

O lateral santa-mariense também foi revelado nas categorias de base do Novo Horizonte. Em 2017, disputou a Divisão de Acesso pelo Inter-SM. Depois, passou pelo São Luiz de Ijuí e Marcílio Dias-SC, emprestado pela Chapecoense. Em 2022, foi titular da equipe catarinense e despertou interesse de vários times da Série. Foi contratado no ano seguinte pelo Athletico e permanece no clube desde então, onde soma 63 partidas.

O Furacão, vice-líder, não tem confrontos diretos nas rodadas finais e aparece com 78,2% de chance de acesso, segundo a UFMG. Nesta 37ª rodada, o Athletico joga fora de casa contra a Ferroviária, no domingo (16), às 16h30min. Uma combinação de resultados já neste fim de semana pode garantir matematicamente a vaga.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Juventude e Grêmio começam a decidir o Gauchão Feminino neste domingo Anterior

Juventude e Grêmio começam a decidir o Gauchão Feminino neste domingo

Atletas do Inter-SM já realizam exames na UFSM Próximo

Atletas do Inter-SM já realizam exames na UFSM

Esportes